A pesquisa identificou que o custo dos principais ingredientes da ceia de páscoa pode chegar a uma variação de 105% de um estabelecimento para outro
O Procon de Vitória divulgou, nesta segunda-feira (18), pesquisa de preços para a compra dos tradicionais itens da torta capixaba e dos ovos de páscoa. A pesquisa, realizada na primeira semana deste mês, identificou que o custo dos principais ingredientes da ceia de páscoa pode chegar a uma variação de 105% de um estabelecimento para outro.
Em relação ao ano passado, alguns produtos estão mais baratos, como a cebola, que teve uma redução de 40% no preço por quilo. Esse ano o custo médio dos produtos da torta capixaba fica em torno de R$ 53,00. De acordo com a pesquisa, um decréscimo de 2,84% em comparação ao ano de 2010.
A boa notícia fica por conta do bacalhau Saith, que apresentou uma redução de 28% no preço por quilo em comparação ao ano passado. Com relação aos pescados, que também compõem a ceia da Semana Santa, é preciso ficar atento na hora da compra, já que a variação de preços entre os fornecedores chega a 41%, no preço do camarão VG.
Para que o consumidor possa comprar os ingredientes com os melhores preços e condições, o Procon Municipal pesquisou os preços de 17 ingredientes da torta capixaba, como temperos e palmito, além de quatro peixarias, onde foram verificados os valores de 15 itens, entre crustáceos, mariscos e pescados.
O Procon de Vitória orienta que, ao comprar peixes, o consumidor preste atenção na aparência e no cheiro do produto. A carne deve ser firme e resistente à pressão dos dedos, os olhos brilhantes e salientes, a guelras vermelhas e as escamas bem aderidas à pele (que deverá ser úmida e sem viscosidade).
O Procon de Vitória realizou a tradicional pesquisa dos preços de ovos de páscoa. Também na compra do produto a variação nos estabelecimentos da cidade pode chegar a R$ 30,00 para o mesmo ovo em lojas diferentes.
Além da atenção aos preços, que podem variar bastante, o Procon de Vitória orienta que o consumidor fique atento às embalagens, prazos de validade e à conservação dos produtos nesta época do ano.
Já nos ovos que trazem brinquedos em seu interior, os preferidos entre as crianças, os brindes devem ter, obrigatoriamente, o selo de certificação de qualidade do Instituto Nacional de Normalização, Metrologia e Qualidade Industrial (Inmetro), além da faixa etária indicada.
Imagem:Reprodução/Foto: Marcos Salles