Este ano, a festa acontecerá entre os dias 26 e 28 e terá mostras multiculturais, exposições e shows gratuitos
Para manter viva a tradição de mais de 400 anos da produção da panela de barro e uma das maiores expressões da cultura popular capixaba, acontece entre os dias 26 e 28 de novembro, a 17ª Festa das Paneleiras de Goiabeiras. O público vai conferir gratuitamente, apresentações de dança, folclore, exposições, mostras multiculturais e shows com a participação de artistas nacionais e capixabas, que serão realizadas no estacionamento ao lado do galpão provisório das paneleiras.
No sábado (27), a festa começa a partir das 11 horas, com a abertura do Restaurante das Paneleiras. O tarimbado sambista Arlindo Cruz vai tocar seus sucessos colecionados ao longo de trinta anos de carreira, gravados no seu último álbum duplo “MTV Ao Vivo Arlindo Cruz”, lançado ano passado. Arlindo Cruz tem mais de 550 músicas gravadas por diversos artistas. Na noite também vão se apresentar a cantora Dennise Pontes, o grupo de pagode Projeto Feijoada e a Velha Guarda da Jucutuquara.
O encerramento da festa, no domingo (28), vai ficar por conta de Ricardinho da MUG, natural de Vila Velha, e com as mulheres do grupo Saia no Samba. A moqueca e a torta capixaba poderão ser degustadas durante os três dias da Festa, no Restaurante das Paneleiras, que também vai oferecer o que há de melhor e mais tradicional na cultura gastronômica. O restaurante vai funcionar na sexta a partir das 20 horas; e no sábado e domingo a partir das 11 horas. Além do restaurante, terão barraquinhas que vão servir bebidas e comidas. A renda arrecada pelo Restaurante será revertida para a Associação das Paneleiras de Goiabeiras. Durante a festa, o público ainda vai poder exercer a solidariedade doando roupas e alimentos em um estande, que serão destinados às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) da Grande Vitória.
Paralelamente à festa, acontecerá o Festival Cultural de Vitória em Goiabeiras. Em uma tenda multicultural, o público vai conferir mostras de artesanato, stand das paneleiras, recreação infantil, fotografias, artes plásticas, oficinas, cultura urbana com grafite, workshop sobre reciclagem e outras atrações. Alguns dos artistas envolvidos nas mostras são do CRJ (Centro de Referência Jovem), projeto da Prefeitura Municipal de Vitória – PMV (www.crjvitoria.com.br).
O evento é realizado pela Prefeitura de Vitória, através da Secretaria de Cultura, e conta com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, Sindbares, Abrasel, patrocínio do Sebrae/ES e produção da Espírito Cultura e Entretenimento.
Confira a Programação:
SEXTA (26):
20h- Bandas de Congo
21h- Africanismo
22h- Tabacarana
01h- Mário Sérgio
Sábado(27)
22h- Projeto Feijoada
01h- Arlindo Cruz
Domingo (28)
12h- Saia no Samba
14h- Ricardinho da MUG
- Os horários das atrações estão sujeitos a alteração.
Local: estacionamento ao lado do galpão provisório das paneleiras.
Imagem: Divulgação