Exposição de artesanato homenageia Maria Bonita

Maria Bonita, a eterna companheira de Lampião, foi também a primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros e este ano completou o seu centenário. Para homenagear uma das figuras femininas mais marcantes da história do Brasil, o Shopping Jardins irá abrigar uma exposição de artesanato cultural em sua homenagem, de 6 de junho a 2 de julho.

O “1º Circuito Cultural de Artesanato Temático” trará uma mostra de fotos representativas da época em que Maria Bonita viveu, com um breve relato de fatos de sua vida e do contexto histórico e uma exposição de artesanatos finos do Espírito Santo e de várias regiões do Nordeste brasileiro.
Além disso, haverá apresentação de utensílios da culinária nordestina e de frutas da região, como cacho de dendê, cupuaçu, farinha da região de Itabaiana, considerada uma das melhores do país.
Quem passar pelo shopping durante a exposição, poderá também se deliciar com algumas iguarias típicas do nordeste e também desta época do ano, como tapioca, biju, rapadura, cuscuz e poderá acompanhar na hora a sua confecção.
“O objetivo dessa exposição é buscar valorizar as raízes culturais brasileiras e levar ao conhecimento público a importância de uma mulher que rompeu barreiras e preconceitos e entrou na história do País”, avalia a curadora da mostra, a artista plástica Giovanna Barbosa.
A entrada é gratuita e a exposição irá funcionar durante os horários de funcionamento do Shopping Jardins, no térreo.

Saiba mais
1º Circuito Cultural de Artesanato Temático
Data: 6 de junho a 2 de julho
Local: térreo do Shopping Jardins
Entrada: gratuita
Atrações: homenagem ao centenário de Maria Bonita, com mostra de fotos da época, exposição de artesanatos finos e apresentação de culinária típica nordestina.

Foto: Ilustração