Para os moradores de Vitória, a viagem ganha um incentivo a mais: o dia 8 de setembro também é enforcado
A venda de passagens para o feriado da Independência da República promete se equiparar à do Carnaval. O maior feriado prolongado do segundo semestre terá quatro dias e, por conta disso, já é grande a procura de pacotes e bilhetes para quem quer sair da rotina. Para os moradores de Vitória, a viagem ganha um incentivo a mais: o dia 8 de setembro, que cai na próxima quarta-feira, também é enforcado.
Segundo a Associação Brasileira das Agências de Viagem no Espírito Santo (Abav-ES), a venda de pacotes para o feriado prolongado tende a ser 35% maior que o registrado no 7 de setembro de 2009. O câmbio favorável também tem animado os capixabas, que já lotam voos internacionais. Quem explica é o presidente da entidade, Edson Ruy.
“Não há nenhuma disponibilidade de voo para a Argentina nessa semana que antecede o feriado. Entre os dias 2 e 4 não há nem um voo, nem sequer em classe executiva, nas companhias aéreas que saem do Brasil. Destacamos também a procura por viagens aos Estados Unidos, que voltou a crescer, e ao Caribe”, destacou Ruy.
Mas para quem não está de olho numa viagem para o exterior, os pacotes nacionais também estão atrativos. Por uma média de R$ 1,4 mil, é possível ficar longe do Espírito Santo no feriadão. “Nesse feriado nós temos uma grande procura para as praias do Nordeste, conm destaque para Porto de Galinhas, Natal e Maceió. No Sul, temos Florianópolis, os parques e a Serra Gaúcha”.
Quem pretendia viajar de trem para Minas Gerais no próximo sábado (04), terá que correr para conseguir bilhetes para deixar a Estação Ferroviária Pedro Nolasco no domingo (05). A cinco dias do início do feriado, já faltam passagens à venda.
A dona de casa Solange das Graças Oliveira, de 43 anos, adiantou a compra da passagem, mas mesmo assim terá um feriado menor que o que gostaria. Ela vai para Conselheiro Pena, no leste de Minas, visitar o pai. “Quando o feriado é muito longo, é melhor buscar passagem antecipada. Eu pensei que comprar uma passagem na segunda, para viajar sábado, daria certo, mas acabei perdendo”, comentou.
Na rodoviária de Vitória, o movimento na manhã desta segunda-feira (30), ainda era baixo. As viações, no entanto, já preveem aumento da demanda em dois dias. Pela experiência de feriados anteriores, os destinos mais buscados devem ser o norte e a região serrana capixabas e as capitais de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.
foto: Eduardo Fachetti