Brasil é o 48º melhor país para viver, afirma pesquisa

O Brasil é o 48º melhor país do mundo para viver, segundo o primeiro ranking de 100 nações publicado pela revista Newsweek. Entre os países da América Latina e do Caribe, o Brasil perde nesse quesito apenas para Jamaica, Argentina, México, Uruguai, Peru, Costa Rica e Chile – o mais bem colocado da região, no 30º posto da lista. Por outro lado, o Brasil supera seus colegas emergentes do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China).

Para formular o ranking, a Newsweek cruzou indicadores de cinco categorias – educação, saúde, qualidade de vida, competitividade econômica e ambiente político – e convidou laureados analistas, como o economista Joseph Stiglitz, Prêmio Nobel de 2001. O desafio era responder a uma pergunta: se você fosse nascer hoje, que país escolheria? A revista advertiu que o ranking “não é perfeito” e esse exercício reforçou a constatação de que “não há um único modelo de sucesso” para as nações.

O país campeão foi a Finlândia, seguido pela Suíça e pela Suécia. Os Estados Unidos aparecem em 11º lugar, desgastados por duas frentes de guerra e pela crise econômica. Mas estão na frente das três potências europeias – Alemanha, Inglaterra e França.

Foto: Reprodução