Produções premiadas em festivais nacionais e internacionais fazem parte da programação de exibições do Cinescam. A entrada é gratuita.
Para quem aprecia filmes na telona, o Cinescam, cineclube da Emescam, divulgou a programação de maio. O filme exibido no dia 5 é Lixo Extraordinário, documentário que acompanhou o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Catadores de materiais recicláveis revelam a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. O documentário recebeu vários prêmios internacionais e foi indicado ao Oscar 2011.
Em comemoração ao dia do enfermeiro, Florence Nightingale será apresentado no dia 12. O drama dirigido por Daryl Duke conta a história da enfermeira britânica que se tornou famosa ao ser pioneira no tratamento de feridos de guerra durante a Guerra da Criméia, além de contribuir no campo da Estatística como a primeira pessoa a utilizar métodos de representação visual de informações. Principal defensora de melhorias no tratamento médico, Florence levou o governo a fazer uma reforma das Leis dos Pobres, estendendo o papel do Estado para muito além do fornecimento de tratamento médico.
No dia 19 de maio, em referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil, a atração será o documentário Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado, de Joel Zito Araújo. A produção retrata a realidade de que milhares pessoas atravessam as fronteiras internacionais para atender ao mercado de exploração sexual todos os anos. Apesar dos perigos, várias mulheres entram neste universo por acreditar que possam mudar de vida e encontrar um príncipe encantado.
O drama Anjos do Sol, exibido no dia 25, também abordará a questão da exploração sexual e conta a história de Maria, uma jovem de 12 anos que mora no interior do nordeste brasileiro e é vendida por sua família a um recrutador de prostitutas. Após ser comprada em um leilão de meninas virgens, Maria é enviada a um prostíbulo na floresta amazônica. Depois de meses sofrendo abusos, ela consegue fugir e passa a cruzar o Brasil através de viagens de caminhão, mas, ao chegar no Rio de Janeiro, a prostituição volta a cruzar seu caminho.
O Cinescam exibe sessões semanais, todas as quintas-feiras, sempre a partir das 17h, e a entrada é gratuita. Os interessados devem ir à Emescam, localizada na Avenida Nossa da Penha, 2.190, Santa Luíza, Vitória.