Juiz que conseguiu na Justiça a proibição da prática de frescobol na Praia da Costa colocou o apartamento dele à venda
A partir desta sexta-feira (15), qualquer prática comercial de frescobol está proibida em frente ao edifício Castelo de Alhambra, na Praia da Costa, em Vila Velha, local onde reside o juiz Fernando Estavam Bravim Ruy. A Prefeitura do município foi notificada da decisão judicial nesta quinta-feira (13) e enviou fiscais ao local para proibir a instalação de redes, barracas ou qualquer outro tipo de equipamento que caracterize uma escolinha de esportes.
O magistrado ganhou na Justiça, em fevereiro deste ano, uma liminar que proíbe a prática desordenada do frescobol em frente ao seu prédio e num raio de 250 metros para cada lado. O motivo alegado por ele foi o barulho ininterrupto das bolinhas quando mais de uma dupla começava a jogar. Os jogos, segundo o juiz, começavam por volta das 5 horas e só terminavam por volta da meia-noite.
No pedido judicial, Estevam Bravim chegou a declarar que o jogo é uma tortura constante e comparou a prática esportiva a estar dentro de uma panela de pipoca. Os praticantes foram surpreendidos na manhã desta sexta com a presença dos fiscais da prefeitura que, num primeiro momento, chegaram a generalizar a proibição, impedindo qualquer pessoa de jogar.
O fato causou descontentamento entre os atletas profissionais e amadores. Alguns tinham até mesmo instalado as redes de proteção. Eles recolheram os equipamentos e foram para outro local da praia. Outros, como o funcionário público Cláudio Chagas, preferiram ir embora.
“É revoltante. Trabalho vários dias embarcado e, quando estou de folga, o frescobol é meu lazer. Hoje cheguei aqui e não vi ninguém. Até estranhei. O frescobol é saúde, é lazer. As redes que eles estão proibindo não são colocadas como forma de cobrar algo de alguma pessoa. É uma forma de proteger os próprios banhistas”, disse.
Esclarecimento
O Secretário de Serviços Urbanos de Vila Velha, Reginaldo Loureiro, esclareceu que no início dos trabalhos da fiscalização houve um mau entendido entre as equipes de postura e do disque silêncio que estavam cumprindo a ordem judicial. Eles acabaram proibindo os jogos como um todo. Mas o secretário esclareceu e reforçou que a proibição é somente para a escolinha que funcionava no local.
“A gente deixa claro que a prática do frescobol não está proibida nem na frente da casa do juiz e nem em outro local da praia. A decisão judicial determina a proibição do funcionamento da escolinha, em frente a casa do magistrado, que monta toda uma estrutura aqui para funcionar. Quanto a isso nossos agentes estarão diariamente fiscalizando o cumprimento”, destacou.
Juiz coloca apartamento à venda
O apartamento do juiz Fernando Estavam Bravim Ruy, localizando no primeiro andar do edifício Castelo de Alhambra foi colocado à venda. No local já há uma placa. Segundo o magistrado, o motivo da venda do imóvel foi o desgaste que ele e sua família tiveram.
Bravim ressaltou que na história ele aparece como um grande algoz que foi julgado como um juiz e não como um cidadão comum, morador da Praia da Costa, que estava incomodado com o barulho.