O que é Álcool ?

O álcool é o principal componente químico em bebidas destiladas, vinhos e cervejas. Para uma definição mais precisa, é classificado como uma droga e um alimento.
É considerado uma droga porque afeta profundamente o sistema nervoso central. O álcool também contém vitaminas e nutrientes e por isso é considerado um alimento. A porcentagem varia de acordo com o tipo de bebida, mas a proporção de vitaminas e/ou nutrientes é baixa e não oferece valor nutritivo.

Modalidades de Coquetéis
Batidos: São coquetéis que levam em sua composição bebidas de difícil mistura, por serem bastante densas, assim, é necessário batê-los na coqueteleira.

Mexidos: São coquetéis compostos de bebidas de fácil mistura por serem pouco densas. Para mexê-los, usa-se copo de bar (mixing glass). Montados: São coquetéis cuja a preparação dispensa a utilização do shaker ou do mixing glass. São montados diretamente no próprio copo em que são servidos.

Finalidade dos Coquetéis
Estimulantes do Apetite: São os autênticos aperitivos. Geralmente tem sabor seco, amargo ou ácido, sendo servidos antes das refeições para estimular o apetite. Digestivo: São coquetéis ou drinks feitos à base de licores ou aguardentes, apropriados para depois das refeições.

Refrescantes: São drinks que se compõe de bebidas destiladas misturadas com sucos de frutas, refrigerantes, água gaseificada e gelo, sendo servidas em copos longos.
Nutritivos: São considerados bebidas nutritivas as que levam em sua composição ingredientes ricos em calorias, como ovos, mel, cremes,
leite, etc.

LICOR
A época conhecida como marco inicial da produção de licores é o século XV, mas existem indícios que levam a crer que os licores já vinham sido produzidos a muito tempo.

OS COQUETÉIS
Foi durante a lei seca que o hábito de misturar bebidas evoluiu. As bebidas alcoólicas, por serem proibidas, eram fabricadas e vendidas em esconderijos, sem qualquer controle de higiene ou qualidade e, portanto eram de péssima qualidade. Além da péssima qualidade, quase sempre eram intragáveis, como se diz na linguagem do bar, quando bebidas puras.

CATEGORIAS DE COQUETÉIS
LONG DRINKS: São bebidas servidas em copos grandes (long tumbler), refrescantes, contendo geralmente em sua composição uma dose de aguardente misturada com sucos de frutas, refrigerantes ou água gaseificada e bastante gelo.

SHORT DRINKS: São bebidas servidas em copos pequenos, sendo considerados os verdadeiros coquetéis. Existem muitas variedades de receitas.

HOT DRINKS: São bebidas quentes, servidas em copos apropriados. São indicados para clima bem frio.

Veja nossos drinks em “Receitas”