1º de outubro inicia o período de defeso do caranguejo uçá

Campanha está sendo realizada para conscientizar comerciantes e população de Vitória

A partir de 1º outubro, o caranguejo uçá não poderá ser capturado e nem comercializado. Neste período, o crustáceo está em fase de crescimento, trocando a carapaça. Para conscientizar a população de não consumir e comerciantes de não vender, a prefeitura de Vitória iniciou uma ação de abordagem em bares e restaurantes

A abordagem será feita pela equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam). Participam dessas abordagens 12 técnicos da Educação Ambiental da Semmam.

Além das abordagens, a equipe da Semmam fará uma reunião específica com a comunidade da Ilha das Caieiras, na sexta-feira (24), às 16 horas, focando desfiadeiras, proprietários de restaurantes, catadores de caranguejo e pescadores. No sábado (25), será feita a abordagem, nos restaurantes da Ilha.

Já nas Desfiadeiras e Paneleiras será feita um trabalho de conscientização porta a porta na terça-feira (28), das 9 às 12 horas. Os comerciantes dos quiosques da Curva da Jurema e de Camburi receberão as equipes de da Semmam na quarta-feira (29), das 10 às 12 horas.

Dia D. No dia 1º de outubro, começa uma ação integrada entre os municípios de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica com a participação do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e a Polícia Ambiental. Vários barcos e lanchas farão a varredura no manguezal da Baia de Vitória, das 8 às 12 horas, com saída da Ilha da Fumaça. Participarão da ação: secretários do meio ambientes, técnicos do Iema, policiais ambientais e fiscais das prefeituras envolvidas.

Imagem: Reprodução/ES Hoje